Início / Mulheres Maduras e Coroas / Lidar com o ciúme

Lidar com o ciúme

Lidar com o ciúme

Recebi a mensagem de uma amiga, queixando-se que não ensino a lidar com o ciúme no artigo com perguntas sobre sexualidade e que conseguiu conquistar um homem depressa mas não consegue aprender a lidar com o ciúme.

Quando você morre de ciúmes e não suporta os olhares das outras mulheres para o seu namorado, sente a tentação de mexer no seu telemóvel para procurar indícios de uma alegada traição ou vigia os seus movimentos quando sai, está na hora de parar antes que a vida de ambos se transforme num verdadeiro inferno podendo até arruinar o vosso relacionamento amoroso. Todas as pessoas são ciumentas quando namoram, é normal quem ama sentir ciúmes, mas quando o ciúme se transforma numa obsessão está a caminhar num caminho perigoso que não vai dar a lado nenhum. Se não suporta que o seu companheiro fale com amigas e vigia tudo o que ele faz, comece por ganhar mais confiança nele, pois se continuar com essa ciumeira louca o seu instinto possessivo vai afastar o seu namorado em vez de o aproximar.

Ao tentar dominar e lidar com o ciúme, lembre-se que em demasia ele asfixia qualquer pessoa. Respeite o espaço dele, todos precisamos de um espaço para ter a nossa intimidade solitária, um jardim secreto. Não é por estarem juntos que têm de partilhar absolutamente tudo, uma comparação simples fácil de entender é como morar na casa dos pais: Você ama-os, mas por mais que se sinta à vontade em casa, precisa sempre do seu espaço particular, geralmente o seu quarto. Não caia no erro de mexericar nas coisas dele, vasculhar o seu computador ou violar a sua carteira, você gostava que ele lhe fizesse o mesmo?

Saiba comunicar em harmonia com ele, comunicar compreende falar e escutar. Quando estão sozinhos em casa ele não abre a boca mas quando sai com os amigos é o mais alegre e falador do grupo? Esta mudança súbita de humor pode estar relacionada com uma subtil repressão sua, mesmo que inconsciente, talvez não comuniquem o suficiente para reforçar a vossa confiança, especialmente se você o martiriza com perguntas todo o tempo. Confie nele e estabeleça um contacto agradável sem repressão, pergunte-lhe como vão as coisas no trabalho, onde quer ir passear no fim de semana e o que gostaria de jantar no dia. Saber escutar o que ele tem para dizer e existir liberdade mútua de diálogo no relacionamento afectivo é extremamente importante para cimentar a confiança e o entendimento entre o casal.

Se fica especialmente incomodada e tem dificuldade em lidar com o ciúme quando ele se arranja para sair, imaginando 1001 filmes e situações hipotéticas, não encare isso dessa forma. Ele é lindo e é todo seu, deixe que as outras olhem para ele e fique orgulhosa em ter um homem tão charmoso como parceiro. Afinal de contas todas as mulheres maduras e homens gostam de ser admirados pelo sexo oposto, mas isso não significa que vão saltar para a cama com outra (o) à primeira oportunidade, é apenas uma forma saudável de aumentar a sua auto estima e confiança própria.

As saídas que ele faz só com os amigos, em que todas as namoradas ficam em casam, são o seu principal motivo de preocupação? Simplesmente não se preocupe com isso, deixe que ele se divirta com os seus amigos de longa data recordando velhos tempos e aproveite também para sair com suas amigas, quem sabe acabarão por se encontrar até mais tarde num barzinho por coincidência.

Por mais difícil que seja para si, dê liberdade à vossa relação amorosa ajudando-a a desenvolver-se. Não pode fazer crescer o seu amor e fidelidade quando você o mantém numa prisão controlando todos os movimentos. Esta liberdade vai enriquecer os laços que vos unem, germinando uma genuína vontade de estarem juntos que substituirá qualquer sensação de obrigação ou dever.

Quem ama sente ciúme, mas agora já aprendeu a controlar o ciúme de forma eficaz. A esmagadora maioria dos ciúmes existe sem fundamento, se ainda assim não conseguir lidar com o ciúme, isso acabará por trazer muitos transtornos ao seu relacionamento.

O fim de semana está à porta e o amor está no ar! Não se esqueça que hoje é o dia mundial do beijo, mais uma razão para dar muitos e muitos beijos doces. Bom fim de semana!

Veja Também

sabe como conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos

Será que sabe como conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos?

As mulheres maduras sabem que nem sempre conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos é uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.