Início / Mulheres Maduras e Coroas / Perguntas sobre sexualidade

Perguntas sobre sexualidade

Perguntas sobre sexualidade

O tema do artigo de hoje, será uma verdadeira aula prática de sexologia a fim de esclarecer dúvidas que possam surgir no relacionamento entre uma mulher madura e o seu namorado. É um artigo com perguntas pertinentes de resposta simples muito interessante. Estas questões foram colocadas por várias mulheres maduras durante algumas conversas de mulheres.

Conheça algumas das perguntas e respostas sobre sexualidade

  • Talvez seja devido à menopausa, mas tenho pouco desejo sexual o que atrapalha os meus relacionamentos amorosos. Há algum medicamento afrodisíaco que me possa ajudar?

Não existe nenhum medicamento estimulante do desejo sexual feminino eficaz cientificamente testado, no entanto torna-se importante conhecer a causa do desinteresse sexual fazendo uma avaliação hormonal e falando com o seu médico no sentido de obter um tratamento adequado às suas necessidades. Procure comunicar ainda mais com o seu parceiro, ele faz parte da solução e deve ser ainda mais carinhoso durante os preliminares para acender a chama dentro de si, diga-lhe sem tabus como a excitar e estimular antes do sexo.

  • Tenho 29 anos e nenhuma vontade de fazer sexo, o que causa esta falta de desejo?

Sendo uma jovem mulher madura, a falta de desejo não deverá ser resultando de alterações hormonais muito embora a utilização prolongada de pílulas contraceptivas ou outros medicamentos possa ter como efeito secundário a diminuição do desejo. A larga maioria dos casos de desinteresse sexual nesta faixa etária têm causas emocionais como a depressão, estar num relacionamento pouco estimulante ou viver uma experiência traumática que condiciona a sua entrega ao prazer. Procure ultrapassar esta dificuldade com um amante carinhoso que a faça sentir-se segura e confiante, entregando-se sem restrições num oceano de amor.

  • Quais as diferenças entre orgasmo clitoriano e orgasmo vaginal?

A única diferença é que o orgasmo acontece em zonas diferentes do seu corpo, podendo ambos ser igualmente intensos mediante os estímulos eróticos, excitação, desejo sexual, relacionamento e amor entre os parceiros.

  • Nunca tive um orgasmo vaginal, só consigo atingir o prazer máximo com um orgasmo clitoriano. Para mim isso é um problema, o que posso fazer para chegar ao orgasmo vaginal?

Antes de mais não encare isso como um problema, escolha uma posição sexual confortável em que consiga controlar a penetração e comunique com seu parceiro para que controlo o ritmo e profundidade da penetração à sua vontade. Se mesmo assim não conseguir, procure uma terapeuta sexual. No entanto, mulheres como eu que já experimentaram orgasmos vaginais e clitorianos acabam por perceber que o orgasmo clitoriano é mais agradável, uma vez que o clitóris tem mais ramificações nervosas sensíveis ao toque do que o canal vaginal, sendo também mais fácil e rápido obter o prazer máximo dessa forma.

  • É verdade que a maioria das mulheres não tem orgasmos vaginais?

É de facto verdade, a maioria das mulheres tem um orgasmo clitoriano pois é a forma mais rápida e simples de excitação, mas o orgasmo clitoriano pode ser tão intenso como o vaginal, é simplesmente prazer puro.

  • Sinto-me nas nuvens depois de fazer amor mas fico com estalidos nos ouvidos no final. Devo ir ao médico ou é normal?

Se só tem essa sensação depois de fazer amor não é nada de grave. Como é sabido, a actividade sexual provoca diversas alterações no corpo humano como a aceleração do ritmo cardíaco, respiração mais ofegante, aumento da circulação sanguínea e descargas de endorfinas que poderão estar relacionadas com essa sensação temporária no sistema auditivo.

  • Por várias vezes desmaiei após atingir o orgasmo, acabei por despertar alguns momentos depois dizendo frases sem sentido. O que se passa?

É um caso raro… o desmaio pode estar relacionado a diversos factores desde a epilepsia não diagnosticada, passando por uma perturbação emocional ou mesmo uma síncope. Neste caso particular deve consultar um médico neurologista para fazer um diagnóstico preciso com todos os exames adequados.

  • Já reparei que o meu namorado fica excitado durante o sono, uma vez até fiz amor com ele e quando acordou não se lembrava. É um comportamento normal?

A erecção durante o sono e os sonhos molhados são muito comuns, especialmente nos homens jovens. Acontece durante a fase REM do sono (Rapid Eye Movement), em que o sono é mais leve e os sonhos mais vividos. Nesta fase a actividade cerebral continua alerta como num estado de vigília e o corpo não relaxa por completo, podendo resultar em reacções físicas como a erecção. Na fase REM do sono uma pessoa pode ser facilmente acordada, por isso estranho que tenha feito amor com ele sem sequer despertar, mas não deixa de ser uma situação curiosa. Ainda assim é muito melhor para o casal ter relações quando estiverem ambos acordados.

  • Já vi vários filmes para adultos com ejaculação feminina que penso serem falsos pois é tão estranho, mas uma amiga minha jura a pés juntos que ejacula… é possível uma mulher ejacular?

Não existe um consenso cientifico para a ejaculação feminina, mas ela é real. Nos filmes pornográficos foi uma situação amplamente explorada pela curiosidade natural acerca disso. Durante o sexo pode ocorrer a libertação de líquidos pelas glândulas de Skene causada pela pressão do pénis ou da estimulação manual, no entanto pode também ser libertação de urina perante um orgasmo intenso que causa o relaxamento dos músculos sustentadores da bexiga.

  • Sou feliz com o meu namorado lindo, mas não consigo evitar pensar em outros homens, filmes e fotos. Fantasio mesmo durante o sexo com ele, é um comportamento desviante?

Não, de forma alguma. Não retrata qualquer tipo de comportamento desviante pois todas as pessoas têm as suas fantasias sexuais, muitas delas são inclusivamente incapazes de atingir o orgasmo sem recorrer a elas. As fantasias sexuais trazem uma maior riqueza e diversidade para a vida sexual do casal que seriam impossíveis de realizar na vida real. Por muito amor e atracção que exista num relacionamento amoroso a tesão não está sempre lá da mesma forma, fantasiar ajuda a estimular o fogo da paixão, recuperando a chama do desejo. Na sua mente não há limites para o prazer, viva as suas fantasias e seja feliz dessa forma.

  • Sonhei que trai o meu marido e senti um prazer incrível durante o sono. Uma mulher pode ter orgasmos enquanto dorme?

É possível e muito provavelmente acontece na fase REM do sono em que o corpo e a mente ainda não estão completamente relaxados. Um dia com os devidos estímulos, sensações e os seus próprios sentimentos amorosos é altamente propício a este acontecimento.

  • Qual é o tempo médio de uma relação sexual?

É irrelevante, para quê comparar algo tão relativo e pessoal? Entenda que o organismo masculino é muito diferente do feminino, enquanto que em média um homem demora 4 minutos a ficar excitado e ejacular, uma mulher precisa de pelo menos 15 minutos para ficar com lubrificação vaginal suficiente para a penetração. Deve existir harmonia e comunicação entre parceiros para que ambos fiquem satisfeitos numa relação sexual, além disso a excitação feminina é mais complexa e não apenas física, tem uma forte componente emocional faseada. Se o sexo é bom não vale a pena fazer comparações nem estatísticas.

  • Quais as posições sexuais preferidas dos homens?

Por norma o homem (macho dominante) prefere as posições que lhe transmitem a maior sensação de poder, controlo e domínio sobre a mulher (fêmea submissa), a favorita da maioria dos homens é com a mulher de quatro. O imaginário da mulher também sai beneficiado nesta posição pela sensação de entrega total e confiança no parceiro. Mas nada como experimentar todas com o seu parceiro e ver quais as suas preferidas.

  • Gostava de fazer sexo debaixo de água, no mar, piscina ou mesmo na banheira. É seguro ou posso apanhar alguma infecção?

Sexo debaixo de água é uma brincadeira engraçada, mas não combina muito bem, especialmente se a água estiver gelada! A água seja do mar, piscina ou banheira altera o PH vaginal natural desequilibrando a flora vaginal, podendo contribuir para o aumento de germes  pré-existentes na vagina potencialmente causadores de infecções.

  • Receber prazer oral frequente do meu companheiro pode causar alguma infecção na vagina?

De facto pode e a explicação é simples: Enquanto o PH vaginal é completamente ácido, o da saliva é alcalino criando um ambiente propício à proliferação de germes e bactérias. Mas não deixe de fazer sexo oral por isso, simplesmente faça uma higienização genital com água tépida e sabão íntimo no final de uma relação sexual, assim vai restabelecer a acidez natural da sua vagina sem comprometer o prazer.

  • Acabei um relacionamento recentemente e continuo a sofrer com isso. Sinto necessidade de estar sozinha, mas todas as minha amigas me convidam para sair e dizem que preciso de um novo amor para ultrapassar o desgosto amoroso. Estou indecisa e não sei o que fazer…

Após um desgosto amoroso é natural que precise de algum tempo sozinha para colar os cacos do seu coração partido, reflectir sobre o passado, aprender com o presente e preparar o futuro. Nem sempre querer estar só é sinónimo de uma depressão, pode representar a tristeza da perda. No entanto as suas amigas têm razão, recomponha a sua vida e ganhe coragem para avançar apostando num novo amor, demore o tempo que demorar.

  • Conheci um homem maravilhoso neste site de encontros para mulheres maduras, mas é tão desorganizado… deixa tudo espalhado, suja as coisas e não limpa… já falei com ele tantas vezes mas continua na mesma… Como posso muda-lo para melhor?

Tenho um exemplar parecido em casa! Apesar de estarmos a falar de um adulto que deveria adaptar-se e reter os seus bons conselhos, tal não acontece. Vá subtilmente recordando-o de que não tem um comportamento adequado mas não vale a pena estragar o seu relacionamento por tão pouco, aproveite o melhor desse homem maravilhoso e despreze este pormenor, já não é defeito, é feitio.

  • Qual a idade ideal para engravidar e ser mãe?

Apesar de biologicamente a idade ideal para engravidar ser entre os 18 -20 anos, poucas mulheres modernas o fazem. Existem vários factores que condicionam o desejo ser ter um filho, ainda por cima com a crise económica actual: A idade de cada parceiro, situação financeira do casal, momento profissional, estabilidade da relação, etc… Há muitas mulheres e homens que elegem como critério essencial de selecção dos seus potenciais parceiros a sua capacidade de serem bons pais / mães. A partir dos 30 anos inicia-se um decréscimo da fertilidade feminina e a partir dos 35 aumenta consideravelmente o risco de complicações durante a gravidez quer para a mamã quer para o bebé, por isso pense bem antes de engravidar nessa faixa etária.

  • Meu novo namorado é um esbanjador de dinheiro comigo, gosto de receber prendas mas ele esturra todo o dinheiro que ganha. Como posso convence-lo a mudar sem o magoar?

Se quando o conheceu ele já era assim, apenas deixou de gastar o dinheiro noutro lado para passar a gastar consigo, vai ser difícil mudar o comportamento esbanjador. Dizer-lhe na cara que não sabe gerir o seu próprio é bastante ofensivo, compreendo a sua preocupação mas enquanto viverem separados apenas poderá sensibiliza-lo para tentar gastar menos e poupar. Na eventualidade de viverem juntos já será diferente pois o capital e património será gestão de conjunta do casal, ai sim terá uma voz mais activa.

  • Quando não tenho namorado satisfaço-me com vibradores, eles alargam a minha vagina?

Não, a parede vaginal feminina é bastante elástica e os vibradores comuns não conseguem alargá-la. Existem até alguns que são utilizados no tratamento da flacidez vaginal, portanto continue a usar os seus brinquedos sexuais sem preocupações.

  • Os vibradores dão choques?

Os vibradores são revestidos com látex, borracha ou skin gel (simula a textura da pele humana para uma experiência mais realista) que são péssimos condutores de electricidade. Se utilizar um vibrador sem pilhas ou não eléctrico, é impossível apanhar qualquer choque; Não existe nenhum caso reportado de choques com vibradores a pilhas, os únicos casos de choque relacionados com vibradores ocorreram com vibradores eléctricos e foram resultado de erro humano no carregamento dos mesmos: Se utilizar um vibrador eléctrico desligue-o da ficha antes de utilizar.

  • Vi um gel numa sex shop que dizia aumentar a excitação, funciona mesmo?

Este tipo de gel pode ser usado tanto por homens como por mulheres e aumenta consideravelmente o prazer durante o sexo, dão uma sensação de frio ou calor na zona onde são aplicados contribuindo para uma nova experiência curiosa. Prefira produtos neutros à base de água e com pouco óleo.

  • É verdade que só os homens de pénis grosso podem dar orgasmos vaginais à mulher?

Não, independentemente do comprimento ou largura do pénis fique a saber que a sensibilidade de uma mulher adulta está nos primeiros 3 cm de penetração vaginal. Um pénis de maior diâmetro interage mais com essa zona e ajuda no orgasmo pois tem uma maior zona de contacto.

  • Existem cirurgias para aumentar o pénis?

Existem mas tratam-se de procedimentos cirúrgicos complexos com riscos associados e condicionada por diversos factores como a idade, peso, estatura… apenas uma ínfima parte do público masculino pode sujeitar-se a esta intervenção sem correr riscos de disfunção eréctil ou outras complicações. A cirurgia de reconstrução do pénis é indicada apenas para homens que devido a um acidente perderam total ou parcialmente parte do membro.

  • O meu namorado gosta que eu acaricie e lamba o seu ânus, é uma tendência homossexual?

A nossa sociedade associa a estimulação sexual anal a homens como uma tendência homossexual, no entanto receber essa estimulação e gostar não significa que o seu namorado seja homossexual ou bissexual. O ânus masculino é uma zona bastante erógena daí que seja natural esta prática mesmo em relacionamentos heterossexuais. Na privacidade entre quatro paredes, o casal pode fazer tudo e procurar as experiências mais excitantes fortalecendo o seu relacionamento, não deixe que isso a incomode. Se ainda assim se sentir pouco à vontade para o estimular dessa forma, procure ter uma conversa tranquila e clara com ele sobre isso.

  • Qual é a média do tamanho do pénis de um homem?

Estudos recentes demonstraram que o tamanho médio do pénis erecto do homem caucasiano mede entre 10,5 centímetros e 16 centímetros. Esta é uma questão que preocupa mais os homens do que as mulheres pois relacionam sempre o tamanho do pénis com a virilidade, enquanto que a esmagadora maioria das mulheres não se preocupa com o tamanho do pénis, uma vez que a vagina tem uma grande elasticidade e adaptação. Nenhuma mulher anda com uma régua na mala para fazer essas medições e comparações, esqueça quaisquer sentimentos de inferioridade por ter um pénis pequeno ou de superioridade por ter um pénis grande.

  • Em que parte do corpo os homens gostam mais de carícias?

A sensação de prazer é altamente subjectiva e individual, mas as principais zonas erógenas masculinas são os lábios, pescoço e pénis. A melhor forma de saber onde o seu futuro namorado gosta de ser tocado e beijado é perguntar-lhe e ir experimentando levando-o ao limite do prazer.

  • Meu namorado sofre de ejaculação precoce e toma uma medicação que ajuda muito, ainda assim gostaria de saber se existe alguma solução definitiva solucionar este problema, uma cirurgia por exemplo?

A ejaculação precoce pode ter várias causas e o tratamento eficaz faz-se por meio de medicação e/ou psicoterapia. A cirurgia ainda está numa fase muito experimental e não existe comprovação cientifica sobre a sua eficácia, como tal o melhor será continuar com a medicação e consultar um urologista ou psicólogo no sentido de obter uma terapia com mais resultados, somente assim e com a sua ajuda ele poderá dispensar a utilização de fármacos.

  • Meu namorado chega ao orgasmo depressa demais, será egoísmo e falta de consideração pelas minhas necessidades sexuais ou terá ele ejaculação precoce?

Infelizmente para muitos casais, a ejaculação precoce é uma perturbação sexual muito frequente que atinge cerca de 25% dos homens com vida sexual activa. Muitas mulheres consideram seus parceiros egoístas por chegarem ao orgasmo depressa demais, mas na verdade trata-se de um distúrbio sexual cujo tratamento é possível com medicação e sessões de psicoterapia. O primeiro passo no tratamento eficaz da ejaculação precoce é marcar uma consulta de urologia, mantendo a união entre o casal pois nesta fase o homem precisa de todo o apoio e compreensão da sua companheira.

  • O meu companheiro demora demasiado tempo a chegar ao orgasmo, será que não sente atracção sexual por mim?

Os homens com ejaculação retardada têm na maior parte das vezes um desejo sexual normal, existem vários medicamentos no mercado cujos efeitos secundários incluem a retardação da ejaculação, além disso à medida que a idade avança é também normal que o orgasmo chegue mais tarde. A falta de desejo sexual também pode ser uma razão para a ejaculação retardada, mas não significa menos amor ou atracção por si, fique descansada e continue a fazer amor.

  • O sexo anal prejudica a minha saúde de alguma forma?

Na prática do sexo anal é altamente recomendável a utilização de lubrificantes e preservativo para facilitar a penetração e evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis. O sexo anal não prejudica nada se for realizado com vontade e consentimento mútuo sempre de forma carinhosa e apaixonada, só poderá ser prejudicial quando a mulher não tem vontade genuína de o fazer e alinha somente para agradar ao parceiro, nesses casos a falta de relaxamento e pré disposição pode causar desconforto ou mesmo dor.

  • Gostava de fazer sexo anal com o meu parceiro, mas simplesmente não consigo. Algumas amigas minhas fazem-no e adoram, será que tenho algum problema anatómico?

Se envolvesse algum problema anatómico você teria dificuldade em defecar normalmente. A prática de sexo anal requer um desejo genuíno para que a musculatura anal esteja totalmente relaxada permitindo uma penetração agradável, o segredo é começar devagar e numa posição confortável para si. Comece com a inserção de um dedo e vá progredindo ao seu ritmo.

  • Posso ter um orgasmo só com penetração anal?

Sim, embora seja raro. Tenho milhares de amigas e falo abertamente sobre sexo com todas elas: só 6 delas tiveram orgasmos unicamente com penetração anal. A forma mais fácil de atingir o orgasmo com o coito anal é com a estimulação do clitóris durante a penetração somando assim intensas sensações de prazer, mas também se aplica ao coito vaginal.

  • O sexo anal vai alterar a minha actividade intestinal?

Não, esta prática sexual não interfere nos hábitos intestinais ou movimentos internos do intestino.

  • Posso apanhar cancro rectal ou intestinal com a prática do sexo anal?

Pode pesquisar o que quiser na internet para confirmar: Nenhum estudo mostrou qualquer relação entre o sexo anal e o aparecimento de cancro.

  • Por vezes sinto dor durante a penetração nalgumas posições, é normal?

Quando você está excitada, a vagina dilata naturalmente o seu diâmetro e afunda ao mesmo tempo que segrega fluído vaginal para facilitar a penetração. Nesta fase e independentemente da posição sexual o útero eleva-se para uma linha média que atravessa o seu corpo, se ao longo do acto sexual a excitação não se mantiver elevada por qualquer motivo, todo este processo de inverte em poucos segundos e a vagina regressa à posição original de repouso, podendo causar algum desconforto relacionado com os embates do pénis no útero e nas paredes laterais da vagina.

  • Estou sozinha à tanto tempo e não faço amor à séculos. O hímen pode voltar a crescer tornando-me virgem novamente? Será que vou sentir dor na próxima vez que fizer amor?

Com este site você não tem qualquer desculpa para estar sozinha e sem sexo durante tanto tempo. Em resposta à pergunta, fique sabendo que uma vez rasgado o hímen feminino não se refaz, nem tão pouco o canal vaginal encolhe com a diminuição da actividade sexual. A única alteração do canal vaginal relacionada com a sua diminuição, ocorre num quadro pós-menopausa devido à falta da hormona estrogénio que pode ser facilmente corrigida com a medicação adequada, basta consultar o seu médico ou farmacêutico.

  • Não estou com um homem à mais de três anos, tenho receio de estar mais sensível e apertada…

Independentemente do tempo que ficar sem actividade sexual, isso simplesmente não acontece. O que pode sim acontecer é você estar ansiosa e tensa no regresso à vida sexual activa, causando uma lubrificação vaginal insuficiente que pode causar algum desconforto, por isso aposte bem num preliminares excitantes e avance sem receios para o seu próximo relacionamento amoroso. Está a desperdiçar a sua vida.

  • Não tenho um parceiro sexual fixo por isso uso sempre preservativo, no entanto sinto um ligeiro ardor quando sou penetrada…serei alérgica aos preservativos?

Algumas mulheres e homens são alérgicos aos preservativos, mas esse ardor pode não estar relacionado com isso, pode até tratar-se de pouca lubrificação vaginal, por vezes até involuntária e não proporcional ao seu grau de excitação, que condiciona o atrito entre a sua pele e o preservativo causando esse ligeiro ardor que descreve. Experimente utilizar preservativos menos espessos, com mais lubrificação e antialérgicos, se ainda assim o problema persistir deve consultar o seu ginecologista.

  • Nunca falei disto ao meu ginecologista, mas acho que tenho uma lubrificação vaginal excessiva. Quando sinto alguma tesão, fico logo toda molhada… é normal?

Algumas mulheres têm uma lubrificação vaginal maior que outras, mas isso não é sinónimo de qualquer problema, é até um bom sinal pois demonstra que você é uma pessoa saudável com boa excitação e lubrificação.

  • Tenho desejo sexual e orgasmos mas a minha lubrificação vaginal é zero! O que posso fazer?

Pode utilizar preservativos lubrificados e lubrificantes artificiais para não penalizar a sua vida sexual, no entanto é importante apurar a causa desse problema para o resolver definitivamente, pode ter uma irregularidade na glândula que produz as secreções vaginais, um problema hormonal originado pela tiróide ou estar a tomar alguma medicação que provoque o bloqueio da lubrificação (alguns medicamentos anticoncepcionais podem ter esse efeito secundário).

  • Após ter relações com o meu parceiro fico com muita comichão vaginal, será que desenvolvi uma alergia ao esperma?

Geralmente não. Na esmagadora maioria dos casos é resultado de uma infecção causada por fungos, tanto você como o seu parceiro devem ser avaliados por um médico a fim de receberem um tratamento adequado.

  • Não sou virgem, nem estou menstruada mas sangro ocasionalmente no final de uma relação sexual sem sentir qualquer dor. Está relacionado com a pílula contraceptiva que tomo?

Se não era virgem nem estava menstruada cesse imediatamente a penetração vaginal. Deve consultar um ginecologista para descobrir o local exacto do sangramento e acabar definitivamente com essa hemorragia desconhecida.

  • É verdade que a vagina se adapta a qualquer pénis?

O corpo humano é uma maravilha da evolução e o seu sistema reprodutor não é excepção. De forma geral, com a devida estimulação e lubrificação vaginal a vagina alonga-se durante a relação sexual e os lábios vaginais incham para melhor se adaptar a qualquer pénis, tal só não acontece com um pénis de tamanho muito acima do normal, o que é bastante raro. Uma mulher madura que esteja na menopausa há muito tempo pode sentir alguma dificuldade de adaptação devido à diminuição da lubrificação e rugosidade vaginais, mas como já referi mais acima, é um problema com fácil resolução com a medicação apropriada.

  • Sinto vontade de fazer sexo e tenho boa lubrificação vaginal, mas não tenho prazer e por vezes sinto dores. Isto atrapalha a minha vida sexual e sentimental, já não sei o que fazer…

O seu saudável apetite sexual e boa lubrificação demonstram que você tem uma reacção favorável ao encontro sexual com o seu parceiro, por isso creio que a causa do problema esteja relacionada com algum factor subconsciente por apurar que impeça o relaxamento total da zona pélvica e/ou vaginal. Esse factor de inibição pode ser facilmente identificado com a ajuda de um ginecologista e um psicólogo, e ter origens numa fobia à gravidez, educação religiosa ou cultural rígida em que a actividade sexual é considerada errada, etc… Não está totalmente excluída a probabilidade de existir uma má formação congénita do canal vaginal, que será facilmente diagnosticada pelo seu ginecologista.

  • Tenho 32 anos e nunca tive um orgasmo, já tive vários namorados que me excitavam e ficava lubrificada mas orgasmo nem vê-lo. O que posso fazer para sentir o prazer sexual máximo?

A melhor orientação que posso dar é primeiro de tudo conhecer melhor o seu corpo, o auto conhecimento pelo meio da masturbação vai ajuda-la a aprender os toques, sensações e fantasias que levam ao orgasmo. Compre um vibrador ou outros brinquedos sexuais para explorar o seu corpo e conheça as novas sensações que proporcionam. Todas as mulheres precisam conhecer o prazer a sós antes de mergulharem numa relação amorosa com um parceiro.

Ainda ficaram muitas outras perguntas sobre sexualidade sem resposta, no entanto esteja à vontade para deixar nos comentários quaisquer dúvidas sobre sexo que tenha, responderei com a maior brevidade possível às mesmas. Este é um espaço de partilha onde todas as mulheres maduras podem colocar as suas questões ao mesmo tempo que conversam e namoram.

Veja Também

sabe como conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos

Será que sabe como conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos?

As mulheres maduras sabem que nem sempre conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos é uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.