Início / Alimentação / Colesterol, o inimigo

Colesterol, o inimigo

Colesterol, o inimigo

Depois da meia idade, o perigo de surgir uma doença cardiovascular é bem maior e a razão pode estar nos níveis de colesterol, acima da média.

Na chegada da idade madura, o cuidado com a alimentação deve ser redobrado. A nossa resistência e imunidade orgânica não são iguais, por isso há que ter cuidado com a alimentação. Os níveis de colesterol devem ser um dos primeiros factores a ter em atenção, não fosse ele, uma das causas do aparecimento de grande parte das doenças cardiológicas, a causa número um da mortalidade em Portugal. O colesterol é um lípido produzido pelo organismo. Para além de se localizar no sangue e ajudar a transportar o plasma, pode também ser encontrado em alimentos que são de origem animal, como a carne, o leite e os ovos.

A ideia, de que a presença do colesterol no sangue é desvantajosa, é errada. Existem dois tipos de colesterol no sangue, um bom e outro mau. O bom, chamado de HDL, expulsa o excesso de colesterol mau para fora das artérias, impedindo que se acumule gordura na parede das veias. Já o LDL é o chamado colesterol mau, pois coloca-se nas paredes das artérias, acumulando e impedindo a normal circulação do sangue. Como é que os níveis de mau colesterol aumentam? Graças aos alimentos ricos em hidratos de carbono, gorduras e lípidos. As gorduras saturadas, que podem ser encontradas em alimentos de origem vegetal, devem ser as mais evitadas, tal como os salgados, fritos e doces. Para além da alimentação existem outros factores que também fazem com que o colesterol aumente. A genética, a hereditariedade, a obesidade e a pouca actividade física são alguns dos factores que contribuem para o aumento do colesterol.

Por isso, a prevenção deve ser o primeiro passo. Evite gorduras, sal e fritos e alimente-se de forma saudável. Após a chegada da idade madura, quando o corpo começa a apresentar os primeiros sinais do envelhecimento, esta prevenção torna-se ainda mais importante. O corpo encontra-se mais frágil e nele se reflectem os excessos cometidos na vida adulta.

Para além da prevenção, o diagnóstico precoce ajudará a que situações mais complicadas aconteçam. Por isso, se desconfia que o seu colesterol se apresenta demasiado alto, consulte o médico de família e verifique os valores: o bom colesterol tem de estar acima de 35mg/dL de sangue e o mau colesterol abaixo de abaixo de 130mg/dL de sangue. Caso isto não aconteça, então o tratamento médico, a dieta e o exercício físico devem ser uma constante na vida de quem sofre com o colesterol. As pessoas que também sofrem com a diabetes devem estar mais atentas. Existem também alguns remédios caseiros que podem ajudar a controlar a situação do colesterol. O alho e a cebola são conhecidos pelas suas propriedades contra o colesterol, reduzindo em cerca de 40%, os seus níveis. Os dois vegetais possuem enzimas especiais que combatem o colesterol, mas para resultar, a sua toma deve ser diária.

A luta contra o colesterol deve ser diária e interpretada como algo importante para uma boa qualidade de vida. Cuide da sua saúde!

Veja Também

9 razoes para fazer sexo todos os dias

9 boas razões para fazer sexo todos os dias

O sonho de milhares de homens e mulheres por todo o mundo, passa simplesmente por …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.