Início / Mulheres Maduras e Coroas / Emagrecer com frutas

Emagrecer com frutas

Emagrecer com frutas

Se procura dietas rápidas saudáveis, emagrecer com frutas permite-lhe perder 3 kg numa semana. Se exagerou nos doces pela páscoa, não desespere pois com suculentas frutas frescas vai conseguir emagrecer e afinar a sua silhueta. O consumo de frutas é vantajoso para o organismo pois têm poucas calorias e ajudam a purificar o seu corpo enquanto se livra dos quilos a mais. Confira as propriedades miraculosas das frutas ricas em vitaminas, minerais e fibras sem qualquer gordura que lhe vão dar uma sensação de estar saciada com o estômago cheio. Vai conseguir purificar o seu corpo, enquanto perde peso de forma saudável e tudo isto sem passar fome comendo frutas frescas saudáveis muito apetitosas.  Hoje vamos ficar a conhecer mais sobre as frutas mais comuns no mercado antes de saber como pode perder peso e emagrecer com frutas.

Emagrecer com frutas

As frutas sempre desempenharam um papel preponderante na alimentação humana, sendo altamente recomendável a ingestão mínima diária de 3 peças de fruta, sendo que um copo de sumo natural se pode considerar como uma peça. Elas são uma fonte natural de nutrientes, vitaminas, sais minerais e fibras que previnem doenças, fortalecendo o organismo e contribuindo para um bom funcionamento intestinal sem prisão de ventre que causa aquela sensação de mau estar e inchaço que atormenta milhares de pessoas sem uma alimentação enriquecida com frutas. As frutas não têm todas a mesma percentagem de água, existem frutos com maior concentração de água como por exemplo a melancia, melão, uva e laranja que são especialmente úteis nos meses mais quentes do ano, pois contribuem para a hidratação do seu corpo.

Abacate

Propriedades Nutricionais: O abacate é muito rico em vitamina E, gorduras mono-insaturadas (a mesma do azeite), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante natural. O seu elevado valor energético está associado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destruí-las).

Valor Calórico: 100 gramas de abacate fornecem 162 calorias

Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos. A sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes.

Ananás

Propriedades Nutricionais: O ananás é um alimento rico em vitamina C, betacaroteno (provitamina A), vitaminas do complexo B e minerais como potássio, manganês e cálcio. Também contém uma poderosa enzima, a bromelina, que segundo recentes pesquisas, pode ajudar na redução de inflamações de muitas causas, auxiliar a digestão e aumentar a saciedade acabando com o sentimento de fome / estômago vazio.

Valor Calórico: 100 gramas de ananás fornecem 52 calorias.

Propriedades Medicinais:  Ajuda a dissolver coágulos sanguíneos, a reduzir inflamações, a acelerar a cicatrização de tecidos e na digestão. Além disso, é antiviral, antibacteriano e um bom alimento para prevenir a osteoporose e fracturas ósseas, devido ao seu alto teor de manganês e cálcio.

Banana

Propriedades Nutricionais: A banana apresenta boas quantidades de vitaminas do complexo B, vitaminas C , além de ser uma excelente fonte de potássio.

Valor Calórico: 100 gramas de banana prata fornecem 89 calorias

Propriedades Medicinais: Por ser rica em potássio, ajuda a evitar e a regular a hipertensão arterial. As bananas maduras são eficientes para controlar a diarreia, ajudam no sono e melhoram o humor.

Caju

Propriedades Nutricionais:Riquíssimo em vitamina C, é também fonte de betacaroteno (provitamina A), vitamina do complexo B e dos minerais cálcio, magnésio, manganês, potássio, fósforo e ferro. Além disso, fornece carboidratos e sua castanha é uma boa fonte de proteínas e gorduras.

Valor Calórico: 100 gramas de caju fornecem 36,5 calorias.

Propriedades Medicinais: O caju fornece um potente antioxidante, vitamina C, prevenindo constipações e ajudando na cicatrização de feridas e lesões. Além disso, auxilia na contracção muscular, pelo seu conteúdo em minerais. Das folhas novas do cajueiro pode ser extraido um sumo muito utilizado contra aftas e cólicas intestinais. A raiz é utilizada na medicina como laxante.

Coco

Propriedades Nutricionais: O valor nutritivo do coco varia com seu estado de maturação, apresentando bom teor de sais minerais, potássio, sódio, fósforo e cloro. A sua polpa é rica em fibras e bastante calórica.

Valor Calórico: 100 gramas de coco maduro fornecem 266 calorias. 100 gramas de água de coco fornecem 22 calorias.

Propriedades Medicinais: A polpa do coco é rica em fibras, auxiliando no bom funcionamento intestinal. O seu conteúdo em potássio, tanto na água como na polpa, auxilia no bom funcionamento do coração, mantém a pressão arterial em bons valores, protege a função neuromuscular e mantém o equilíbrio das células. Além disso, sua água ajuda a recuperar os organismos desidratados, sendo um isotônico natural.

Figo

Propriedades Nutricionais: É um alimento nutritivo e rico em açúcares. Por isso indicado para grandes reposições de energia e bastante utilizado por atletas. Além disso, tem na sua composição potássio, cálcio e fósforo, fibras e niacina (vitamina B3).

Valor Calórico: 100 gramas de figo maduro fornecem 67,6 calorias. Desidratado: 233 calorias.

Propriedades Medicinais: O figo é antioxidante, laxante, diurético, digestivo e indicado para pessoas com problemas dos brônquios, gripes e constipações. Na medicina caseira é usado como vermífugo em crianças.

Framboesas

Propriedades Nutricionais: É uma fruta rica em carboidratos e fibras (pectina), sendo por isso excelente para repor as energias.

Valor Calórico: 100 gramas de framboesa fornecem 57 calorias.

Propriedades Medicinais: Possui propriedades antivirais, anticancerígenas e apresenta alto teor de aspirina natural. Além disso, as folhas da framboesa possuem um efeito antidiarreico e anti-inflamatório ideal para chás.

Kiwi

Propriedades Nutricionais: É um alimento rico em vitamina C, E e potássio. Contém muitos minerais que diminuem inchaços e fibras que estimulam o intestino a funcionar como um relógio.

Valor Calórico: 100 gramas de kiwi fornecem 67 calorias.

Propriedades Medicinais: Por ser rico em vitamina C, o kiwi possui propriedades antianêmicas, antiescorbúticas e digestivas. Também é estimulante para o apetite e tem propriedades laxantes. É usado tradicionalmente na medicina chinesa para o tratamento do cancro de mama e estômago.

Laranja

Propriedades Nutricionais: Além da vitamina C e ácido fólico, a laranja possui minerais como cálcio, fósforo e potássio que a tornam uma boa fruta para o consumo nos dias quentes pois é refrescante e repõe energias. Contém ainda fibras (pectina, encontrada na pele que envolve os gomos), flavonóides e óleo, que aumentam seu valor nutritivo.

Valor Calórico: 100 gramas de laranja fornecem, em média, 45 calorias.

Propriedades Medicinais: Por ser rica em vitamina C, a laranja torna o organismo mais resistente às infecções, dá vitalidade às gengivas, entre outras funções benéficas. Possui também propriedades cicatrizantes, auxilia o organismo a absorver o ferro de outros alimentos, a combater o stress e alergias, a diminuir as taxas de colesterol e o risco de alguns tipos de cancro.

Limão

Propriedades Nutricionais: Os principais componentes do limão são o ácido cítrico, a vitamina C e bioflavonóides.

Valor Calórico: 100 gramas de sumo de limão verde fornecem 39,2 calorias.

Propriedades Medicinais: O escorbuto é uma doença causada por falta de vitamina C no organismo, sendo o limão um dos melhores remédios para a cura. O limão também é eficaz contra alergias, stress, fadiga, gripe, dores de cabeça, congestão, cancro, processos lentos de cicatrização e outros males.

Veja também o artigo sobre emagrecimento saudável com a dieta do limão.

Maçã

Propriedades Nutricionais: A maçã destaca-se pelo seu alto valor em vitaminas do complexo B, C e E, potássio e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de maçã fornecem, em média, 58 calorias.

Propriedades Medicinais: A maçã tem acção benéfica e protectora em toda a mucosa digestiva. É capaz de vencer todos os desarranjos do aparelho digestivo, desde a diarreia infantil do recém-nascido até certas anormalidades rebeldes do intestino adulto. Além disso, ajuda a regular o sistema nervoso, o crescimento, evita problemas de pele e previne a fadiga mental. A maçã pode, ainda, diminuir a taxa de colesterol no sangue e ajudar no tratamento de reumatismo e artrite. Excelente alimento para o cérebro, pois contém ácido fosfórico numa forma facilmente digerível.
Contribui para um sono tranquilo, evita a indigestão e previne a infecção da garganta. Excelente agente para manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis através da ingestão de uma maçã/dia. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada em sua casca, a qual entra no metabolismo do colesterol. Depurativo do sangue, em virtude de conter em seu conteúdo o ácido málico, que elimina detritos provenientes do metabolismo.

Manga

Propriedades Nutricionais: Encontra-se na manga um bom teor de carboidratos, betacaroteno (provitamina A), vitamina C, vitaminas do complexo B, ferro, fósforo, cálcio, potássio, magnésio e zinco.

Valor Calórico:100 gramas de manga fornecem em média 64,3 calorias.

Propriedades Medicinais: A manga ajuda a purificar o sangue e é um bom diurético. Pura ou em sucos, combate a bronquite, tem efeito expectorante e combate a acidez estomacal.

Maracujá

Propriedades Nutricionais: Maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina (vitamina do complexo B). Contém também boas quantidades de ferro, cálcio, fósforo e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de maracujá fornecem 90 calorias.

Propriedades Medicinais: Contém uma substância sedativa, chamada passiflorina, indicada como calmante. Já suas folhas são usadas para combater febres e inflamações da pele sem infecções. Combate a diabete: a farinha de maracujá controla a taxa de açúcar no sangue. A casca da fruta, que normalmente é deitada fora, é material nobre. Ela é rica em uma substância chamada pectina. A pectina é uma fracção de fibra solúvel. No nosso organismo ela forma um gel. No caso da diabete, ela dificulta a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose. No café da manhã, almoço, jantar, pode-se colocar uma ou duas colheres de sobremesa no leite ou no sumo e beber. Não cura os diabete, mas reduz a taxa de glicose.

Melancia

Propriedades Nutricionais: Além de doce e muito refrescante, a melancia é muito nutritiva. Possui hidratos de carbono (açúcar), betacaroteno (provitamina A) e vitaminas do complexo B e C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Hoje já se conhece o licopeno e glutationa, compostos que a melancia possui em abundância, que são responsáveis por proteger o organismo contra o cancro e a oxidação celular.

Valor Calórico: 100 gramas de melancia fornecem 31 calorias.

Propriedades Medicinais: É recomendada para quem tem pressão alta e reumatismo. O sumo de melancia provoca eliminação de ácido úrico, além de limpar o estômago e o intestino. Também é eficaz no tratamento da acidez estomacal, obesidade, bronquites crónicas, problemas de boca e garganta. Além disso, protege contra o cancro e a oxidação celular. Ela desincha e desintoxica o organismo, para um efeito diurético ainda mais eficaz se fizer um sumo meta a melancia com as sementes na liquidificadora e coe o suco.

Melão

Propriedades Nutricionais: Possui grandes quantidades de betacaroteno (provitamina A), vitaminas C e do complexo B. Além disso, é fonte de fibras e apresenta cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre.

Valor Calórico: 100 gramas de Melão fornecem 29,9 calorias.

Propriedades Medicinais: Por seu alto teor em potássio, é indicado para cardíacos que usam medicação diurética e para pessoas que possuem doenças do fígado, como hepatites e cirrose hepática. Também é muito recomendado na prevenção e no tratamento do reumatismo, artritismo, prisão de ventre e cálculos renais.
Além disso, é fortificante, calmante, laxante, diurético, possui actividade anticoagulante e afina o sangue. Para as mulheres na menopausa o melão ajuda a normalizar a menstruação e activa a circulação. O melão maduro é considerado calmante, refrescante, alcalinizante, mineralizante, oxidante, diurético, laxante e emoliente. Recomenda-se o melão contra o reumatismo, artritismo, obesidade, prisão de ventre, infecções renais, litíase renal, nefrite, cistite, leucorréia, uretrite e blenorragia, cirrose hepática, hepatite, icterícia, cálculos biliares, insuficiência hepática e outras infecções do fígado.
O Sumo de melão é indicado no tratamento da febre tifóide, doenças da garganta, esófago e estômago, contra a acidose.
Na menstruação tem efeito dissolvente e oxidante, agindo como cicatrizador natural, regenerador do sangue e normalizador do fluxo menstrual, ajudando na eliminação de pólipos, coágulos de sangue, inflamações, irritações e úlceras.

Morango

Propriedades Nutricionais: Possui muita vitamina C, betacaroteno (provitamina A), cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio, silício e, em menor quantidade, vitaminas A e B. A fruta possui também boas doses de ácido oxálico, substância que pode causar pedras nos rins em pessoas que tendem a desenvolvê-las.

Valor Calórico: 100 gramas de morango fornecem 39 calorias.

Propriedades Medicinais: Além de estimular os processos de absorção do organismo infantil, o morango aumenta a resistência às infecções e tem acção anti cancerígena.

Papaia

Propriedades Nutricionais: É um alimento rico em minerais, potássio, fósforo, cálcio, ferro e sódio, além de conter vitamina C, vitaminas do complexo B e betacaroteno (provitamina A). Apresenta também papaína, enzima natural que ajuda na digestão das proteínas e pode ser usada para amaciar carnes.

Valor Calórico: 100 gramas de papaia fornecem 36 calorias.

Propriedades Medicinais: A papaia tem propriedades laxantes, calmantes e purificadoras do sangue. As suas sementes têm acção contra vermes e seu grande conteúdo em betacaroteno torna-a num poderoso antioxidante natural.

Pêra

Propriedades Nutricionais: Boa fonte de carboidratos, a pêra também possui doses consideráveis dos sais minerais potássio, sódio, cálcio e fósforo, vitaminas C, provitamina A e baixos teores de vitaminas do complexo B. Consumida com casca é boa fonte de fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de pêra fornecem 63,3 calorias.

Propriedades Medicinais: A pêra contribui para a boa formação dos ossos, dentes e sangue, mantém o equilíbrio interno e o vigor do sistema nervoso. Também é boa no combate a prisão de ventre, inflamações do intestino e da bexiga.

Pêssego

Propriedades Nutricionais: O pêssego é fonte de minerais, como fósforo, magnésio, manganês, cobre, iodo e ferro. É também rico em fibras, carboidratos, e vitaminas A, C e do complexo B.

Valor Calórico: 100 gramas de pêssego fornecem em média 51,5 calorias.

Propriedades Medicinais: O pêssego é recomendado para manter o bom funcionamento do intestino, combater ao reumatismo e para evitar problemas de pele e do sistema nervoso.

Tangerina

Propriedades Nutricionais: Apresenta um bom teor de vitamina C e vitaminas do complexo B, além de betacaroteno (provitamina A) e fibras.

Valor Calórico: 100 gramas de tangerina fornecem, em média, 43 calorias.

Propriedades Medicinais: É indicada como diurética, calmante e antiparasítica. Além disso, quando ingerida com caroços facilita a formação de resíduos que melhoram o funcionamento do intestino.

Uva

Propriedades Nutricionais: É rica em carboidratos, mas também apresenta pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina C. Fornece boas doses de minerais como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, cobre e iodo.

Valor Calórico: 100 gramas de uva fornecem 68 calorias.

Propriedades Medicinais: Ajuda a activar os rins, é um suave laxante e actua contra várias enfermidades do intestino, fígado e abdómen, além de estimular as funções cardíacas. A uva também é um rico depósito de compostos antioxidantes e anti cancerígenos.
Uva vermelha: possui alto teor do antioxidante quercetina.
A casca da uva aumenta o colesterol HDL, considerado o bom colesterol e contém resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e consequentemente a formação de coágulos sanguíneos.
A uva verde tem poderes anti bacterianos e anti virais. O óleo da semente da uva também aumenta o colesterol HDL.

Gostaria de agradecer ao Sr. Eng. Pereira e ao portal de segurança alimentar www.segurancalimentar.com pelas informações gentilmente cedidas para a elaboração deste artigo.

Agora que já conhece as propriedades medicinais, nutricionais e valor calórico está na hora de umas receitas para emagrecer com frutas:

  1. Pequeno almoço: Sumo de ½ papaia + ½ copo de água + 1 colher de sobremesa de linhaça batidos no liquidificador + 1 torrada + 1 fatia de queijo fresco light
    Lanche: 1 copo com 200 ml de sumo de laranja com uva
    Almoço: 1 prato de sobremesa com alface + 1 tomate + 1 pires de chá com erva-doce fresca + 1 colher de chá com azeite + 2 colheres de sopa de arroz integral + 3 colheres de sopa de brócolos cozidos + 1 coxa de frango assadasem pele + 1 kiwi
    Lanche: 1 manga pequena + 1 embalagem de iogurte de frutas 0% de gordura
    Jantar: 1 prato de sopa de legumes + omelete com 1 ovo, 2 claras, 1 tomate picado e orégãos a gosto
    Ceia: 1 pêra
  2. Pequeno almoço: Batido com 2 colheres de sopa de abacate + 1 colher de sopa com flocos de aveia + 1 iogurte desnatado
    Lanche: 1 pêra
    Almoço: 1 prato de sobremesa com agrião e alface + 1 tomate fatiado+ 2 colheres de sopa de cenoura ralada + 2 colheres de sopa de milho ellatado + 1 colher de chá com azeite + 1 posta de peixe grelhado + 2 pedaços pequenos de chuchu refogado + 1 fatia de melancia
    Lanche: 6 uvas + 1 porção de queijinho light
    Jantar: 1 prato raso de alface + 1 lata de atum conservado em água (o atum conservado em azeite tem mais gordura) + 2 colheres de sopa de ervilhas cozidas + 1 fatia fina de queijo fresco + 1 tomate + ½ pepino fatiado + 1 colher de chá com azeite + 6 uvas
    Ceia: 1 figo
  3. Pequeno almoço: Batido com 1 fatia de melão + 1 copo de leite magro light + 1 colher de sobremesa de linhaça batidos no liquidificador + 1 torrada integral + 1 fatia fina de peito de peru
    Lanche: 1 goiaba vermelha
    Almoço: 1 prato de sobremesa com alface + 1 tomate + metade de 1 cenoura cozida + 1 colher de chá de azeite + 2 colheres de sopa de arroz integral + 1 prato de sobremesa com legumes refogados + 1 colher de sopa de carne picada + 8 morangos
    Lanche: 1 banana pequena + 1 iogurte de frutas 0% de gordura
    Jantar: 1 prato de sobremesa de alface + 1 tomate + 1 cenoura ralada + 3 ramos de couve-flor cozidos + 1 colher de chá de azeite para envolver tudo + 2 pedaços pequenos de frango assado sem pele + 1 tangerina
    Ceia: 1 pêra
  4. Pequeno almoço: 1 fatia de papaia + 1 fatia de pão de forma integral light + omelete de 1 ovo com 1 tomate picado, 1 colher de chá de azeite, oregãos a gosto e pouco sal
    Lanche: 1 kiwi
    Almoço: 1 prato de sobremesa de agrião + 3 colheres de sopa de beterraba crua ralada + ½ pepino cru fatiado + 1 colher de chá de azeite + 1 tomate recheado com carne moída + 1 fatia de ananás com raspas de limão
    Lanche: 1 maçã verde + 1 copo de leite magro light
    Jantar: 1 prato de sopa de creme de abóbora com queijo ricota + 8 morangos
    Ceia: 1 ameixa fresca
  5. Pequeno almoço: 1 copo com 200 ml de sumo de laranja + 1 fatia de pão de forma integral light + 1 fatia de queijo light
    Lanche: Chávena de chá de erva cidreira + ¼ de cenoura crua + 1 fatia de ananás + 1 talo de aipo + ½ xícara de café com sumo de limão batidos no liquidificador
    Almoço: 1 prato de sobremesa com alface e rúcula + 1 tomate + 2 colheres de sopa com grão-de-bico cozido + 2 brócolos cozidos + 1 colher de chá com azeite + 1 peito de frango grelhado com legumes + ½ manga
    Lanche: 2 pêssegos pequenos + 1 iogurte natural desnatado light
    Jantar: 1 prato de sobremesa com alface + 1 tomate + 1 cenoura cozida + 1 colher de chá com azeite + 1 omelete de vegetais com 1 ovo
    Ceia: 1 pêssego

As frutas são poderosas aliadas na luta para emagrecer, encontram-se frescas em todos os hipermercados e devem fazer parte diária da sua alimentação. Leia, tire ideias e veja como é fácil emagrecer com frutas.

Veja Também

sabe como conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos

Será que sabe como conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos?

As mulheres maduras sabem que nem sempre conhecer pessoas interessantes para encontros amorosos é uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.