Início / Beleza / Como ter uma pele bem cuidada, a partir dos 40

Como ter uma pele bem cuidada, a partir dos 40

A chegada das primeiras rugas e linhas de expressão, durante a idade madura, são o aviso dado pelo envelhecimento. Saiba como ter uma pele bem cuidada e tratada.

Como ter uma pele bem cuidada

O envelhecimento é um processo que não tem regressão nem retorno e isso, todos nós sabemos. Para além da sua clara acção na actividade orgânica do corpo humano, o envelhecimento reflecte-se no exterior, consequência que afecta homens, mas, sobretudo, mulheres. São os elementos do sexo feminino que mais sofrem com as preocupações de um envelhecimento precoce, que se reflicta na pele, através das rugas de expressão. As conhecidas “linhas do tempo” na face e no corpo são temidas e raramente apreciadas, apesar de, serem consideradas símbolos de idade, maturidade e sabedoria.

Existem formas bastante conhecidas de evitar o aparecimento das rugas. Os cremes anti-aging e anti-rugas são, por vezes, uma grande desilusão e muitas mulheres maduras já recorrem aos serviços do cirurgião plástico e do seu botox. Se por vezes, as introduções de botox na face (normalmente, é colocado na testa ou perto dos cantos dos olhos e da boca, locais onde mais se acumulam as rugas) correm mal, podendo até desfigurar a cara, outras vezes, quando bem aplicado e em doses reduzidas, o botox pode retirar anos de vida a uma pele madura. Mas, nem por isso, a hidrata ou cuida dela. Os cuidados de uma pele madura devem ser específicos e diários, sejam causa ou não da eliminação das rugas, das manchas, das imperfeições e dos sinais do tempo.

Primeiramente, os cuidados com a pele não devem começar a ser praticados apenas depois do aparecimento da primeira ruga. Devem ser precoces, começando ainda na juventude, logo após a fase da puberdade. Escusado será dizer que, a hidratação diária, com um bom creme nutritivo, deve ser algo constante, tal como, o consumo intenso de água. Quer queira, quer não, a água é a melhor amiga da pele, sendo responsável por grande parte da sua hidratação e da sua renovação celular. O creme anti-rugas deve, também, fazer parte da rotina diária, a partir dos 25 anos.

Se a prevenção não foi um passo importante na manutenção de uma pele cuidada, então existem formas de começar a cuidar da pele, o quanto antes. Com a chegada da menopausa, as mudanças na epiderme são claras e a perda de colagénio natural, graças às mudanças das hormonas nessa fase da vida da mulher, afecta a contracção dos músculos da face, criando as conhecidas rugas e a flacidez da pele. Por isso, para além da hidratação diária, com um creme nutritivo (a pele madura perde nutrientes diariamente e necessita de ser constantemente “alimentada”), os cremes que estimulem a diminuição da oxidação da pele e a criação de colagénio natural são muito importantes. Existem também produtos com colagénio artificial que resultam como um anti-aging natural.

Outro produto que não deve faltar é o protector solar, colocado diariamente e não apenas nas exposições solares mais intensas. O sol é um grande inimigo da pele, promovendo a criação de manchas e a sua flacidez. Por isso, a mulher madura deve investir num bom protector solar diário, de factor +50. Todos estes passos, ajudarão a melhorar a aparência de uma pele, que quando não cuidada, acelera o processo de envelhecimento.

Veja Também

9 razoes para fazer sexo todos os dias

9 boas razões para fazer sexo todos os dias

O sonho de milhares de homens e mulheres por todo o mundo, passa simplesmente por …

2 Comentários

  1. Excelente artigo, os meus parabens

  2. Aconselho todas as mUlhes, depois dos 30 anos, a tomar precauções e cuidados com a pele. A prevenção e o mais importante, bem como a utilização de bons produtos cosméticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.